Alimentos benéficos para pessoas com artrose

Conteúdos

Tweet

Ontem Esther, uma seguidora de 66 anos de idade com problemas de artrose, me disse se eu poderia escrever sobre a dieta que deve seguir uma pessoa que sofre desta doença, já que não tinha muita informação sobre o tema.
Antes de mais nada, Ester, há um blog confiável, laartrois.com dedicado, desde há muitos anos para a artrose, que elimina muitas dúvidas e apoia a todas as pessoas que sofrem desta patologia. É uma associação sem fins lucrativos e te recomendo dar uma olhada no link que eu deixei ao igual que outras pessoas que lhes interessa o tema.

alimentos-contra-a-artrose

É interessante falar da artrose, pois afeta quase um terço da população portuguesa maior de 60 anos (em outros países, a percentagem é ainda mais elevada), e cada vez mais jovens a partir dos 30 anos, como consequência de excesso de exercício físico, acidentes ou traumatismos. Isso quer dizer que muitas pessoas têm ou terão um desgaste da cartilagem hialino que recobre os ossos das articulações e, como conseqüência, sentirão dor e impotência funcional.

Citrinos

Em geral, todas as frutas, em especial os citrinos, protegendo as articulações graças ao grande poder antioxidante da vitamina C.

Frutos secos

Os frutos secos contém magnésio e este mineral é indispensável para a saúde dos nossos ossos. Também podemos encontrar magnésio em alguns vegetais de folhas verdes, como espinafre ou acelga.

Azeite de oliva

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do óleo de oliva se devem, em grande medida, os polifenóis e omega-3, fornecidos por ácido oleico.

Sementes de chia

As sementes de chia catalogadas como superalimento, por inúmeras propriedades benéficas que nos traz, tem o título de ser um dos alimentos com mais ômega-3. Mesmo por cima dos peixes azuis.

Gengibre

Além de ser usado para o tratamento de náuseas, dores de cabeça e até mesmo hipertensão, um estudo recente publicado no Journal of Medicine Food mostra seus benefícios sobre a artrose.

Frutos vermelhos

As antocianinas dão as framboesas, amoras, mirtilos e outras frutas vermelhas sua cor característica. Este pigmento vegetal pertencente ao grupo dos flavonóides é outro dos grandes antioxidantes, que protegem nossas articulações e merece estar nesta lista.
Por outro lado, as antocianinas são muito eficazes para prevenir infecções de urina. O arando vermelho, se encontram em grandes quantidades, por isso é recomendado o seu consumo para aquelas pessoas que costumam ter cistite de repetição.

De mais a dizer que, para prevenir a artrose, é fundamental evitar a obesidade. Quanto mais peso devam suportar nossas articulações, maior será o seu desgaste. Por esta razão, é fundamental manter um peso saudável com uma dieta equilibrada e fazer exercício de forma moderada. Lembrem-se de que o desporto também aumenta o risco de uma artrose precoce… nesta vida, tudo em excesso é ruim!!

Espero que tenham gostado do post.

Até outro dia queridos leitores!!!