Alimentos que ajudam a baixar o colesterol

Tweet

A pergunta em quais alimentos encontramos mais colesterol, te respondo que os alimentos mais ricos!!! Infelizmente, nossas papilas gustativas nos jogam contra, fazendo-nos desejar tudo aquilo que contém grandes quantidades de gorduras saturadas e açúcares. A boa notícia é que se você tem um pouco de força de vontade e sabe que não pode comer tudo o que quiser, diminuir seus níveis de colesterol não é tão complicado.
O nosso corpo necessita do colesterol para funcionar bem, mas um excesso de colesterol é sinônimo de problemas.
Um aumento de nossos níveis de colesterol, aumenta o risco de doenças coronárias. Quando há muitos lipídios no sangue, tendem a aderir às paredes de nossas artérias, formando placas que estreitam e até mesmo podem obstruir completamente o vaso sanguíneo.
Por este motivo, é necessário controlar o nosso colesterol e se já temos hipercolesterolemia, tentar diminuí-la.

Azeite de oliva: Um dos alimentos estrela que não deve faltar em nossa dieta. É um dos melhores antioxidantes naturais, pelo seu alto conteúdo em gorduras monoinsaturadas e polifenóis, que reduzem o nível de colesterol ruime aumentam o colesterol bom.

Peixe azul: Alguns peixes como o salmão, atum, cavala, sardinhas, etc, são ricos em ômega-3. Aparentemente, os ácidos graxos ômega-3 diminuem o colesterol e triglicérides, mas por se fosse pouco, também atuam melhorando as funções de nosso sistema cardiovascular. Alguns estudos encontraram relação entre o consumo de omega-3 e a diminuição da pressão sangüínea.

Legumes: Se as comidas de panela você gosta, você tem de estar feliz. As leguminosas (lentilhas, grão-de-bico, feijões, ervilhas…,etc.), não são apenas boas para controlar o nosso colesterol, também são uma das fontes de fibra mais importantes e nos trazem muitas proteínas, por isso deve ser um alimento a ter em conta entre os vegetarianos.

Nozes: elas Têm uma grande quantidade de omega-3. Devido a que é um alimento muito calórico, você de consumi-las com prudência.

Fitoesteróis ou esteróis vegetais: Está presente principalmente no óleo de milho (952mg/100g), seguido do de girassol (725mg/100g) e soja (221mg/100g) . Os esteróis vegetais evitam que o organismo humano a capacidade de absorver o colesterol animal, por isso recomenda-se complementar o consumo de azeite de oliva, juntamente com o de outros óleos vegetais como o de milho.

Já finalizando, lembrem-se….pequenas mudanças na dieta e fazer exercício físico regularmente, podem reduzir entre 10% e 20% os níveis de colesterol e quase 20% o risco de uma doença cardiovascular. Vale a pena tentar, não?

Saudações!!